O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (SENAR-DF) completou, nesta quinta-feira (19), 28 anos. A instituição atua em todo o território do Distrito Federal, realizando cursos, treinamentos, seminários e diversas atividades de caráter educativo para o público rural.
Para comemorar essa data tão importante, foi realizada, nesta sexta-feira (20), a inauguração da nova sede do SENAR-DF. Com um ambiente amplo e de fácil acesso, o SENAR-DF agora está localizado no Parque de Exposições da Granja do Torto, ao lado da Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF). Produtores rurais, membros da diretoria do Sistema FAPE-DF/SENAR/SINDICATOS e autoridades políticas prestigiaram o evento e tiveram a oportunidade de conhecer as novas instalações do SENAR-DF.
O presidente do Sistema FAPE-DF/SENAR/SINDICATOS, Fernando Cezar Ribeiro, ressaltou a importância da vinda do SENAR-DF para o PGT que, segundo ele, vai facilitar o acesso dos produtores rurais, ajudar a desenvolver ainda mais o Parque e aproximar o SENAR-DF dos sindicatos e da Federação. Ele também citou a pujança do nosso setor agropecuário, que investe em tecnologia, gera emprego e renda para milhares de famílias e é referência em todo o Brasil.
O presidente aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os presentes e ressaltou a importância do apoio de toda a diretoria na construção da nova sede do SENAR-DF. “Esse é um trabalho de uma equipe e não de uma pessoa”, afirmou o presidente do Sistema FAPE-DF/SENAR/SINDICATOS, Fernando Cezar Ribeiro.
Para o Superintendente do SENAR-DF, Eduardo Schulter, a nova sede do SENAR-DF representa uma mudança para melhor, no cenário do agronegócio do DF. “Viemos para a Granja do Torto para ser um protagonista no desenvolvimento desse Parque. Vamos ampliar a capacidade de cursos e de ações aqui na Granja, além de poder entender melhor o produtor rural. Essa é uma mudança estratégica para o crescimento de todo o nosso Sistema e também para o crescimento das nossas ações no Distrito Federal e do agronegócio como um todo”, afirmou Schulter.
A superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal, Bianca Bicalho, lembrou que esse é um projeto antigo e que tem o objetivo de ajudar a revitalizar o PGT e transformar o parque em uma vitrine tecnológica do agronegócio. “Esse é um projeto que já está sendo tratado há muito tempo, que seria a unificação do Sistema em um só local. A nossa intenção é ajudar a revitalizar ainda mais esse parque, oferecer mais oficinas, treinamentos e apoiar o Parque Granja do Torto”, ressaltou.
O SENAR-DF desenvolve ações de Formação Profissional Rural (FPR), atividades de Promoção Social (PS), Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), além de programas como Mulheres em Campo, Negócio Certo Rural, Jovem Aprendiz, Rede E-tec Brasil, entre outros. São mais de 40 treinamentos, dias de campo, palestras e seminários todos os meses, através desses programas, voltados aos trabalhadores e moradores do campo, contribuindo com sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania.